O uso tecnológico
tem que estar a serviço de um trabalho pedagógico. Utilizar a informática na
educação não significa apenas uma soma de ambos. É necessário haver uma
integração destas duas áreas e um domínio dos assuntos que serão abordados.
Muitos educadores encontram dificuldades e até mesmo demonstram resistência à
área da informática, possivelmente pela sua formação humana e pedagógica e a
carência de um conhecimento e contato com a parte técnica. Isto nos leva a
entender que o professor precisa ter um domínio do computador para que os
aspectos educacionais sejam integrados.
O professor deve
vivenciar situações onde a informática é usada como recurso educacional, para
entender o que significa o aprendizado através da informática, qual o seu papel
como educador nessa situação, e que metodologia é mais adequada ao seu estilo
de trabalho. Somente assim terá condições de assumir uma nova postura como
educador que está apto a utilizar a informática em educação. Porém, a
assimilação de conceitos de informática aliada aos conceitos pedagógicos
objetivando uma mudança de postura, demanda tempo e necessitam,
obrigatoriamente, de planejamento, organização e investimento na formação do
professor.
Um aspecto muito importante nesta formação é a aquisição de conhecimento sobre como usar a tecnologia como instrumento educacional. A partir das discussões em sala, textos lidos e a própria experiência em sala de aula (laboratório de informática) chegamos a conclusão de que o professor deve estar preparado para: usar a informática com seus alunos, observar as dificuldades dos mesmos frente à máquina, intervir e auxiliá-los a superar dificuldades e diagnosticar os potenciais e as deficiências do aluno a fim de promover os potenciais e superar as deficiências.
Nossa escola possui um laboratório com 10 computadores (doada por outra escola) ambas ligadas à internet. As atividades são desenvolvidas em parceria com sala de aula, utilizando editor de texto, de imagem, de apresentação além de serem realizadas pesquisas em sites de busca entre outros recursos de multimídia. Este ano, estamos com dois projetos um para as turmas da EJA e outro para os alunos que apenas frequentam o laboratório de informática Acessível (Produção de histórias em quadrinhos).
Um aspecto muito importante nesta formação é a aquisição de conhecimento sobre como usar a tecnologia como instrumento educacional. A partir das discussões em sala, textos lidos e a própria experiência em sala de aula (laboratório de informática) chegamos a conclusão de que o professor deve estar preparado para: usar a informática com seus alunos, observar as dificuldades dos mesmos frente à máquina, intervir e auxiliá-los a superar dificuldades e diagnosticar os potenciais e as deficiências do aluno a fim de promover os potenciais e superar as deficiências.
Nossa escola possui um laboratório com 10 computadores (doada por outra escola) ambas ligadas à internet. As atividades são desenvolvidas em parceria com sala de aula, utilizando editor de texto, de imagem, de apresentação além de serem realizadas pesquisas em sites de busca entre outros recursos de multimídia. Este ano, estamos com dois projetos um para as turmas da EJA e outro para os alunos que apenas frequentam o laboratório de informática Acessível (Produção de histórias em quadrinhos).
Podemos destacar,
também, que mesmo com as dificuldades na manutenção - nosso laboratório
funciona ativamente. É tanto que verificamos resultados significativos na
aprendizagem dos nossos alunos.
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